Uma Marca para uma história
- Marcia Harumi Oshiro
- 3 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
ou uma história para uma marca?

Eu sempre fui apaixonada por papel, tinta, lápis e livros. Desde pequena, coisa que ainda sou, via a vida em meio aos livros.
Por isso, na adolescência até o curso pré-vestibular, eu pensava em ser advogada ( já que até bula de remédio eu gostava de ler) mas em um curso de orientação vocacional, prestes a me inscrever para as faculdades eu me descobri publicitária.
Eu me lembro de ler jornais e desenhar alfabetos inteiros baseados na tipologia que eu via. Um foi muito marcante, a manchete do caderno 2 (de arte) falando da vinda da Madonna para o Brasil em 1993, quando eu tinha 13 anos.
Acredito que se meus pais vissem a arte como como de se ganhar a vida, talvez tivessem me incentivado. não para ser como a Madonna, mas, como muitos fui educada a estudar, arranjar um bom trabalho de carteira assinada ou ser funcionária pública. Talvez, eu fosse biblioteconomista, ilustrasse livros infantis, ou catasse papelão na rua. Enfim...
E agora, aos 40 anos, eu me vejo em uma outra jornada, a de empreendedora. Acostumada a fazer logomarcas pra empresas produtos, me vi tendo que fazer a minha marca.
Eu gosto de linhas marcadas, espaços em branco, equilÃbrio, do clean e moderno, fiz pesquisas e desenhei algumas opções com essas descrições. Por mais bonitas que fossem, com uma imagem que eu até gostaria que eu representasse, alta magra e elegante... não era eu.
Então resgatando meu pela letra, pela tipologia, pelo lettering, eu me baseei na minha assinatura. No meu M fluido, corrido e puxado para cima. Engrossando um pouquinho aqui e ali, pra dar mais leitura em materiais pequenos, chegamos a uma conclusão.
Uma marca pra chamar de minha.
Quando for desenvolver uma logomarca para você ou sue empresa, pense na representatividade de sua história, na energia das cores que irá usar, e na identificação com seu público.
E por favor, não destoe a sua comunicação on-line da off line. Meu coração sangra quando vejo isso.
Por exemplo vejo grandes marcas de produtos, que visualmente a loja vai de contra mão com o visual digital, tente manter pelo menos alguns elementos pra criar uma unidade visual, e assim seu consumidor te reconheça e veja sua marca como consistente.